terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Minha Casa, Minha Vida fecha 2014 com dívidas e atrasa 13º de trabalhadores


Os pagamentos às construtoras do Minha Casa, Minha Vida, programa de habitação do governo federal, que deveriam ter sido pagos em dezembro passado, estão atrasados, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, entidade que representa o setor nacionalmente) e os Sinduscons, entidades que representa a indústria da construção civil, de São Paulo, Ceará e Minas Gerais. “Os bancos que fazem o pagamento pelo Ministério das Cidades realizaram os repasses para as construtoras nos dias 26, 27, 29, 30 de dezembro e em 2 de janeiro. Mas ainda falta pagar 50% dos valores referentes a dezembro. Esse atraso é nacional e tem sido recorrente”, explica Ronaldo Cury, vice-presidente do Sinduscon-SP.


Cury informa que os meses de outubro e novembro foram quitados pelo programa. ”Com esse acerto tardio foi possível pagar o 13º dos trabalhadores ainda em 2014. A frequência dos atrasos, no entanto, gera uma insegurança crescente porque não temos garantia do que vem pela frente.”


Em dezembro, cerca de 400 mil trabalhadores da construção civil no Brasil receberam o 13º salário atrasado – depois do dia 20 de dezembro –, desobedecendo a diretriz do Ministério do Trabalho e Emprego, que obriga o pagamento até essa data. A estimativa do número de trabalhadores impactados é da CBIC . De acordo com a CBIC, o setor já entrou em contato com os novos ministros das Cidades (Gilberto Kassab), da Fazenda (Joaquim Levy) e do Planejamento (Nelson Barbosa) para pedir uma reunião em caráter de urgência e tentar uma previsão de como será o calendário de pagamentos de 2015.






Via Blog da Gláucia Lima http://ift.tt/1Im4uV3
Unknown Juliana Brandão

Jornalista por formação, potiguar por coração. Atualmente divido meu tempo para mostrar nóticias do nosso Estado

Nenhum comentário: